EDITAL Concurso UFU 2019 – Técnico-Administrativo em Educação

UFU 2019

CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO

A Universidade Federal de Uberlândia – UFU torna pública a realização de Concurso Público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para os Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

VAGAS

O nível do cargo, a cidade, o número de vagas e a remuneração para os cargos são apresentados na tabela a seguir:

INSCRIÇÕES

O valor da inscrição será de R$ 73,00 (setenta e três reais) para os cargos de nível “D” e de R$ 125,00 (cento e vinte e cinco reais) para os cargos de nível “E”.

O pagamento deverá ser efetuado no período de 06/06/2019 até o dia 24/06/2019, exclusivamente por meio do boleto gerado, para esse fim, ao final do processo de inscrição, sob pena de não ser confirmada a inscrição.

PROVAS

O Concurso será realizado em etapa ÚNICA que constará de Prova Objetiva, contendo as provas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, que constarão de questões objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Para todos os cargos, cada questão de múltipla escolha constará de 4 alternativas com apenas uma alternativa a ser assinalada como resposta, respeitando-se o
enunciado.

As disciplinas, a quantidade de questões e os pesos atribuídos a cada disciplina estão apresentados na tabela a seguir:

A prova objetiva será aplicada, pela Diretoria de Processos Seletivos (DIRPS) da UFU, no dia 04/08/2019, em Uberlândia, com início previsto para 14h, com duração de 3 horas.

Será reprovado do concurso público o candidato que obtiver quantidade de acertos inferior a 12 (doze) nas questões de Conhecimentos Específicos da Prova Objetiva.

CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS

1. LÍNGUA PORTUGUESA

  • Ler, compreender e interpretar textos diversos de diferentes gêneros discursivos, redigidos em Língua Portuguesa e produzidos em situações diferentes e sobre temas diferentes.
  • Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos.
  • Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido.
  • Apreender informações não explicitadas, apoiando-se em deduções.
  • Identificar elementos que permitam extrair conclusões não explicitadas no texto.
  • Integrar e sistematizar informações.
  • Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro texto ou a outra parte do mesmo texto.
  • Identificar informações pontuais no texto.
  • Inferir o sentido de palavras a partir do contexto.
  • Identificar objetivos discursivos do texto (informar ou defender uma opinião, estabelecer contato, promover polêmica, humor, etc.).
  • Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto.Reconhecer e identificar a estrutura dos gêneros discursivos.
  • Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas, catáforas, uso de organizadores textuais, de coesivos, etc.
  • Estabelecer relações entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos diferentes.
  • Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor.
  • Identificar efeitos de sentido decorrentes do emprego de marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente).
  • Identificar, em textos dados, as classes de palavras como mecanismos de coesão e coerência textual.
  • Identificar os recursos linguísticos que concorrem para o emprego da língua em diferentes funções, especialmente no que se refere ao uso dos pronomes, dos modos e tempos verbais e ao uso das vozes verbais.
  • Identificar a importância da organização gráfica e diagramação para a coesão e coerência de um texto.
  • Identificar recursos linguísticos próprios da língua escrita formal: pontuação, ortografia, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, colocação pronominal, estruturação de orações e períodos.

2. NOÇÕES DE INFORMÁTICA

  • MS-Windows 7: controle de acesso e autenticação de usuários, painel de controle, central de ações, área de trabalho, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, ferramentas de diagnóstico, manutenção e restauração.
  • MS-Word 2007: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, rodapés, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto, mala direta, correspondências, envelopes e etiquetas, correção ortográfica.
  • MS-Excel 2007: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros,
    impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação e filtragem de dados.
  • MS-Power Point 2007: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, slide mestre, modos de exibição, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de
    edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.
  • Correio Eletrônico: uso do aplicativo de correio eletrônico Mozilla Thunderbird, protocolos, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos.
  • Internet: Navegação Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome), conceitos de URL, proxy, links/apontadores, sites/sítios Web, sites/sítios de pesquisa (expressões para pesquisa de conteúdos/sites (Google)).
    Noções de Segurança e Proteção: Vírus, Cavalos de Tróia, Worms, Spyware, Phishing, Pharming, Spam e derivados.

3. LEGISLAÇÃO

  • Regime jurídico dos servidores públicos civis da União. Lei 8.112 de 1990 e suas alterações.
  • Código de Ética Profissional no Serviço Público. Decreto 1.171 de 22 de junho de 1994 e suas alterações.
  • Lei da Improbidade Administrava. Lei nº 8.429/1992 e suas alterações.
  • Processo Administrativo. Lei nº 9.784/1999 e suas alterações.

EDITAL

LEIA o edital na íntegra!

 

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