AUTORIZADO mais de 2,9 mil vagas para a PCSP

CONCURSO POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO 2019 AUTORIZADO!

O Diário Oficial do estado de São Paulo, desta terça-feira (4/6), veio recheado de despachos do governador João Dória para concursos públicos da Polícia Civil estadual (PCSP). Foram quatro autorizações para abertura de 2.939 vagas, sendo 250 cargos vagos de delegado, 900 cargos vagos de investigador de polícia, 1.600 cargos vagos de escrivão de polícia e 189 cargos vagos de médico legista. Todos os postos são de 3ª classe e o exercício está previsto para 2020.

Atualmente há concursos em andamento para preencher 2.750 vagas para a Polícia Civil: 250 para delegados, 600 para investigadores, 800 para escrivães, 300 para agentes de telecomunicações, 200 para papiloscopistas, 400 para agentes policiais e 200 para auxiliares de papiloscopistas.

Além disso, há 65 policiais técnico-científicos em formação – 22 fotógrafos técnicos-periciais, dez médicos legistas e 33 peritos. A formação dos policiais na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra tem duração de aproximadamente quatro meses, contando com o estágio feito nas unidades policiais. Após a formação os agentes são distribuídos para todo o Estado.

As vagas 

As 2.939 vagas do novo concurso são distribuídas entre os cargos de Delegado, Investigador, Escrivão e Médico Legista:

  • Delegado: 240 vagas
  • Investigador: 900 vagas
  • Escrivão: 1.600 vagas
  • Médico legista: 189

Confira na íntegra o despacho que autorizou o novo concurso Polícia Civil SP:

Quais são os requisitos para os cargos da PC SP?

Os requisitos para o ingresso na Polícia Civil SP variam de acordo com a área de atuação.

  • Escrivão e Investigador: ter 18 anos ou mais na data da posse, formação em Nível Superior em qualquer área de atuação, ter CNH na categoria “B”, no mínimo;
  • Papiloscopista, Auxiliar de Papiloscopista e Agente de Telecomunicações: nível médio, carteira nacional de habilitação, CNH, na categoria “B”, e ter no mínimo 18 anos na data da posse.
  • Delegado: portador do diploma de bacharel em Direito e comprovação do exercício de, pelo menos, 2 anos de atividade jurídica ou policial, comprovados na data da posse.

Último concurso PC-SP foi realizado em 2018

Realizado no ano passado, o último concurso Polícia Civil SP teve a Fundação Vunesp como banca organizadora e contou com 2.750 vagas, sendo 1.100 para cargos de nível médio e 1.650 para carreiras de nível superior.

Para candidatos com ensino médio de escolaridade, as ofertas foram para as carreiras de agente de telecomunicações (300 vagas), agente de polícia (400), papiloscopista policial (200) e auxiliar de papiloscopista (200). Já para os postos que exigem nível superior as oportunidades foram divididas entre os cargos de investigador de polícia (600), escrivão de polícia (800) e delegado de polícia (250).

Os concursos PC-SP costumam contar com cinco fases, incluindo prova objetiva, prova escrita, comprovação de idoneidade e investigação social, prova oral e análise de títulos.

Confira as disciplinas que foram cobradas nas provas objetivas de cada cargo no último concurso, todas elas com 100 questões de múltipla escolha:

  • Escrivão
36 de Língua Portuguesa, 30 de Noções de Direito, 16 de Noções de Informática e 18 de Noções de Criminologia, Noções de Lógica e Atualidades.
  • Investigador
30 de Língua Portuguesa, 30 de Noções de Direito, 10 de Noções de Criminologia, 10 de Noções de Lógica, 10 de Noções de Informática e 10 de Atualidades.
  • Delegado
14 de Direito Penal, 14 de Direito Processual Penal, 14 de Legislação Especial, 14 de Direito Constitucional, 14 de Direitos Humanos, 14 de Direito Administrativo e 16 de Direito Civil, Medicina Legal e Noções de Informática.
  • Médico Legista (último concurso em 2013, também realizado pela Vunesp)
10 de Língua Portuguesa, 10 de Noções de Direito, 10 de Criminologia, 5 de Noções de Lógica, 5 de Noções de Informática e 60 de Conhecimentos Específicos.

Etapas do concurso

  • Prova preambular (objetiva) – eliminatório e classificatório;
  • Prova escrita – eliminatório e classificatório;
  • Comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social – eliminatório;
  • Prova oral – eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos – classificatório.

ÚLTIMOS EDITAIS: