Foi publicado nesta sexta-feira (16) o edital para o concurso público da Sejusp MG para o cargo de assistente executivo de defesa social – auxiliar educacional. São 211 vagas com início das inscrições no dia 16 de junho a 16 de julho. A prova está prevista para 15/08/2021.
Do total de 211 vagas, 190 são de ampla concorrência e 21 destinadas aos candidatos com deficiência. A carreira tem remuneração inicial de R$1.750,10 para jornada de trabalho de 40 horas semanais, podendo ser cumprida em escala de plantão.
Este é o primeiro de três concursos previstos para Sejusp MG em 2021. Também estão autorizados editais para policiais penais e agentes socioeducativos.
O auxiliar educacional da Sejusp MG tem como função, exercer atividades de natureza técnico-organizacional relativas ao aporte metodológico para a continuidade, desenvolvimento, execução, controle, fiscalização e implementação das ações governamentais.
Os aprovados serão contratados pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia. A lotação será em um dos municípios com centros socioeducativos: Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pirapora, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.
A Secretaria ressalta que pode haver incremento ou supressão de localidades no decorrer do concurso. Isso porque o Sistema Socioeducativo de Minas Gerais está em expansão, sendo possível a inauguração de novas unidades e outros municípios.
No momento, cerca de 24 servidores efetivos ocupam o cargo de auxiliar educacional no Estado. Segundo o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Naves, o aumento tem como objetivo potencializar as atividades culturais, sociais e esportivas.
Período de Inscrição
As inscrições do concurso começam no dia 16 de junho. Os cadastros poderão ser realizados até 16 de julho, pelo site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), banca organizadora.
Primeiro, os interessados deverão preencher o formulário com todos os dados solicitados. Depois, gerar o boleto e pagar a taxa de R$73,97.
Desempregados ou com limitações financeiras poderão solicitar a isenção da taxa. Para isso, será necessário completar requerimento no portal do IBGP, de 16 a 18 de junho.
Além de encaminhar a documentação solicitada via Sedex ou correspondência com Aviso de Recebimento.
O concurso Sejusp MG prevê duas etapas: prova objetiva e avaliação psicológica e terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado final estiver válido, a secretaria poderá convocar aprovados para suprir a necessidade de novos servidores.
Disciplinas cobradas no Edital
- Língua Portuguesa;
- Informática Básica;
- Noções de Direito;
- Direitos Humanos;
- Raciocínio Lógico;
- Conhecimentos Específicos.